Coordenador : Marcilene de Fátima Dianin Vianna
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389434.2206.106727.16022023
Departamento/Setor: RCM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo alcançado por este projeto são alunos de graduação (Ciência da Computação, Engenharia de Produção e Psicologia), alunos do Ensino Fundamental (segundo ciclo) e Médio da região (participantes das oficinas preparatórias para as competições de robótica), e docentes lotados na instituição com interesses afins.
Local de atuação: Laboratório de Graduação do Curso de Ciência da Computação Instituto de Ciência e Tecnologia Campus da UFF em Rio das Ostras
Objetivo
Objetivo geral: Divulgar e atrair jovens de Ensino Fundamental e Médio a carreiras de Tecnologia, como Ciência da Computação e Engenharia, através de iniciativas que mostrem a esses jovens novas possibilidades de aplicação de raciocínio lógico utilizando programação. Com o envolvimento de alunos da graduação, é também objetivo deste projeto motivar os alunos de graduação como uma tentativa de evitar evasão e retenção nestes cursos. Objetivos específicos: - Participar em Torneios de Robótica para Nível Superior; - Participar em Olimpíadas de Informática e Torneios de Robótica para Jovens de Ensino Fundamental e Médio, como a First Lego League e a Olimpíada Brasileira de Robótica. Objetivos acidentais para os participantes: - Trabalhar em grupo; - Desenvolver liderança, empreendedorismo e pesquisa; - Desenvolver o raciocínio lógico, habilidades manuais e estéticas; - Trabalhar relações interpessoais e intrapessoais; - Utilizar conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos; - Desenvolver investigação e compreensão, representação e comunicação; - Trabalhar a resolução de problemas por meio de erros e acertos; - Aplica teorias formuladas em atividades concretas; - Utilizar da criatividade em diferentes situações; - Desenvolver capacidade crítica; - Trabalhar com conceitos de desenho, física, álgebra e geometria; - Desenvolver conhecimento e aplicação de princípios de eletrônica digital.
Resumo
O presente projeto desenvolve atividades de ensino de programação utilizando robótica para alunos de 10 a 16 anos de escolas de ensino fundamental e médio do município de Rio das Ostras. O objetivo principal é consolidar a formação dos alunos de graduação, desenvolver capacidade de liderança, bem como motivar alunos de ensino fundamental (segundo ciclo) e médio a se envolverem em atividades de programação no desenvolvimento de suas habilidades na abstração de problemas e raciocínio lógico. Adicionalmente, a relevância de tal proposta está diretamente ligada à demanda atual de desenvolvedores de sistemas computacionais que exigem profissionais capacitados na área de ciência e tecnologia.